Ir para o conteúdo

Perguntas mais frequentes - FAQ

Contratação

Desejo mais informações sobre o Datavalid, onde encontrar?

Acesse a página do Datavalid para ter mais informações sobre o serviço.

Desejo contratar o Datavalid, como faço?

Acesse nosso passo a passo explicando como contratar.

Contratei o Datavalid, onde obtenho informações para usar o serviço?

Suas informações referentes ao contrato, como status da habilitação do contrato, Consumer key, Consumer secret, endpoint a ser consumido, link para documentação, estão em na sua área do cliente em https://cliente.serpro.gov.br

Faturamento e Consumo

Quais chamadas são cobradas na API do Datavalid?

O detalhamento sobre os possíveis códigos de retorno da API está disponível na seção Códigos de retorno.

Como é realizada a contabilização do consumo da API Datavalid?

O período de prestação de serviços, contabilizado para efeitos de cobrança, será do dia 21 (vinte e um) do mês anterior ao dia 20 (vinte) do mês especificado no relatório. Exemplo: Para o faturamento de Março 21 a apuração é feita de 21/02/21 a 20/03/21.

Como solicitar um relatório de consumo de um período específico (fatura total ou fatura parcial)?

A apuração pode ser realizada na área do cliente (https://cliente.serpro.gov.br). O usuário logado na área do cliente poderá verificar o consumo dos serviços contratados por meio da funcionalidade "Consumo dos Serviços", sendo possível acompanhar o detalhamento registrado de cada serviço contratado.

Como será a cobrança no caso de biometria facial da CNH indisponível?

A partir de 01 de Junho 2021, para as validações feitas somente com o CPF e a foto, não será cobrada a consulta caso a foto não esteja disponível nas bases (retorno HTTP 422: DV040 - Imagem da face não encontrada nas bases).
Vale ressaltar que, caso seja feita uma validação contendo quaisquer dados biográficos além do CPF, será cobrada a validação biográfica básica, uma vez que foi efetuada validação de dados (retorno HTTP 200: OK).
Esta facilidade está disponível apenas a partir da versão 2 (V2) do Datavalid. Para as versões anteriores, é feita a cobrança de uma validação biográfica. Recomendamos a migração para v2 para utilização desta melhoria.

Validação de Informações Biográficas

Quais são os dados possíveis de validação?

Os dados que podem ser validados estão listados na Referência da API. Verifique o guia rápido sobre como encontrar todas informações sobre os campos validados.

Validação Biométrica

Qual o tamanho da imagem que deve ser enviada para validação?

O tamanho mínimo exigido para o Datavalid funcionar é de 250 x 250 pixels e a resolução da imagem desejada é de 750 x 750 pixels. Veja mais em requisitos para o envio de imagens.

Qual volume população brasileira com CNH?

Em torno de 83,7 milhões de CNHs.

Quais campos são passíveis de validação caso o CPF não possua CNH?

Para CPFs que não tenham CNH, somente os campos: Número de inscrição, Nome, Data de Nascimento e Situação do CPF serão passíveis de validação. A partir da versão 3 do Datavalid está disponível o retorno cnh_disponivel:false que indica se o CPF possui CNH.

Por que não foi realizada a validação da biometria facial se o cidadão possui CNH?

Em alguns casos a foto da CNH não está disponível na base. Essa situação pode ocorrer com alguns casos devido o processo de carga das imagens das fotos das CNHs que é realizado pelas gráficas responsáveis pela emissão do documento.

Quais são os dados biométricos da CNH possíveis de validação?

Os dados biométricos disponíveis para validação são: biometria_face, biometria_digital (10 dedos). Saiba mais na Referência da API. Verifique o guia rápido sobre como encontrar todas informações sobre os campos validados.

Quais são as faixas de similaridade biométrica definidas pelo Datavalid?

O retorno das validações biométricas são definidas por faixa e percentual. De acordo com o percentual de semelhança, a faixa de probabilidade é identificada. As faixas se aplicam tanto para validação facial quanto para digital.

Probabilidade Faixas
Altíssima probabilidade 100% - 93%
Alta probabilidade 92,99% - 85%
Baixa probabilidade 84,99% - 32%
Baixíssima probabilidade 31,99% - 0%

É possível ter acesso às imagens usadas para comparação na validação biométrica?

O Datavalid nunca retorna imagens ou quaisquer dados utilizados para validação, apenas um percentual de validação de acordo com as imagens enviadas.

Qual o nível de acurácia (FAR e FRR) da validação do Datavalid?

Seguem abaixo os scores da solução Datavalid (V2), com base nos testes da base de validação interna do SERPRO, onde foram realizadas cerca de 30.000 comparações balanceadas entre imagens positivas e negativas:

Faixa Alta Probabilidade (>=85%)

  • FAR: 0,059%
  • FRR: 0,022%

Faixa >= 90%

  • FAR: 0,039%
  • FRR: 0,249%

Faixa Altíssima Probabilidade (>= 93%)

  • FAR: 0,006% (a cada 1 milhão, 60 são passíveis de Falso positivo)
  • FRR: 2,783% (a cada 1 milhão, 27.830 são passíveis de Falso negativo)

Níveis de Serviço - SLA

Qual o nível de serviço (SLA) de disponibilidade do Datavalid?

Acordo de Nível de Serviço (SLA) é de 98%. No entanto, a percentagem média do Acordo de Nível de Serviço (SLA) tem sido consistentemente superior a 98% em medições recentes.

SLAs de tempo resposta da API (média de tempo para responder às chamadas)

Tempos de referência para validações do Datavalid:

  • A média de tempo para validações sem imagens é de 1s;
  • A média para validações faciais é de 2s;
  • As validações de digitais levam entre 2 e 5 segundos, dependendo da quantidade de digitais enviada;

Os tempos variam levemente, de acordo com o horário e as condições de conectividade da rede do cliente, porém pode-se considerar como tempo máximo para resposta o tempo de 30s.

Quantas requisições por segundo são suportadas?

Nosso throughput para métodos com imagens é em torno de 46/s, e para métodos sem imagens 100/s.

Tratamento de Erros - Error handling

Existe algum tamanho máximo suportado para o envio das requisições?

O tamanho máximo total da requisição não deve exceder o máximo de 3MB.

Quais são os possíveis erros de retorno na validação biometrica de foto?

Os possíveis erros podem ser obtidos na documentação em Referência da API, na sessão Responses, ao final de cada método, ou diretamente na página tabela de código de Erros.